CULTURA

As tradições passadas de geração a geração, além de alegria, cultura e diversão significam também uma importante fonte de recursos para a população. A arte e a cultura do município são preservadas ao mesmo tempo em que permitem a sobrevivência de pessoas que desenvolvem diversas técnicas, como a cerâmica e o bordado.

            O encanto dos fogos de artifício produzidos em Santo Antônio de Jesus alegram as festividades juninas, os festejos mais populares do nordeste. Em Santo Antônio de Jesus, o mês de junho é repleto de emoções. No dia 13 de junho a cidade homenageia o seu padroeiro, Santo Antônio, num grande ato de fé e devoção. Em agosto de 1999 a cidade recebeu com alegria e entusiasmo a marcante visita das relíquias de Santo Antônio. O São João é a maior festa realizada na cidade, com uma super estrutura para receber visitantes de todo o país e apresentação de grandes artistas da música brasileira que fazem da antiga tradição um evento de proporções gigantescas.

Dentre as datas comemorativas destacam-se ainda o 7 de setembro e o aniversário da cidade, quando a cultura popular mais uma vez ganha as ruas mostrando todo o colorido da capoeira, do samba do recôncavo e de todas as expressões herdadas dos ancestrais aliadas aos sinais da modernidade e do progresso incorporados no decorrer do tempo pela cidade.

           A vida social da cidade foi agitada com criação do trio elétrico por santantonienses, a realização de animadas micaretas e a inauguração de clubes e sociedades como o clube dos 100, o clube dos 1.000 e AABB, além das filarmônicas Carlos Gomes e Amantes da Lira. Da musicalidade aflorada em Santo Antônio de Jesus surgiram muitos artistas como o cantor Netinho.

<<VOLTAR