ASPECTOS ECONÔMICOS

As características especiais, locacionais e fisica de Santo Antônio de Jesus lhe atribuíram a condição de pólo comercial da região que centraliza cerca de 38 cidades, que se situam no raio de 100 km de distância, e totalizavam uma população de 732.784 habitantes (PORTO et alii, 1993).

A produção comercial de Santo .Quntônio de Jesus se dava de duas maneiras, absorvendo a produção dos municípios vizinhos e redistribuindo os produtos para outros estados e regiões. A economia municipal vivia, assim, do seu papel de pólo comercial, não sobrevivendo apenas com o comércio local. A sua possibilidade de desenvolvimento não acabava na própria cidade, seu dinamismo dependia da sua capacidade de manter e ampliar a polarização regional.

A história tem mostrado que a dinâmica dos pólos regionais que se basearam nos fluxos comerciais está se esgotando e esvaindo‑se o seu dinamismo. As cidades polarizadas se desenvolvem e acabam estabelecendo uma nova divisão regional das atividades econômicas. Por conta disso, muitos pólos comerciais perdem a importância e são superados por outros municípios.

Santo Antônio de Jesus não desenvolveu alicerces que sustentem seu papel polarizador, que está fundamentado, exclusivamente, na dinâmica das atividades terciárias. O problema é que a economia municipal não possui forças suficientes para sustentar o dinamismo da cidade, que, a rigor, vive em função de ser pólo de uma região que também se relaciona, com maior ou menor intensidade, com outras regiões do Estado e de outros estados.

O Vale do Jiquiriçá e Nazaré são grandes áreas de influência da economia de Santo Antonio de Jesus, que ainda se beneficia por ter uma boa infraestrutura, um porte comercial grande e configuração urbana relativamente bem desenhada. Como as condições atuais em termos de novos investimentos não são muito promissoras, o comércio e os serviços ainda vão continuar representando as principais alternativas de crescimento da economia local.

Quanto aos serviços urbanos, o segmento foi reforçado com a inauguração do Itaguari Shopping Center, do SAC‑ Serviço de Atendimento ao cidadão e do Day Hospital, equipamentos polarizadores que vieram se juntar à rede de saúde do município, que, embora apresentando inúmeras deficiência, tem grande representatividade a nível regional.

A especialização da sede municipal na prestação de serviços médicos, e no turismo de eventos e de negócios se constitui em uma clara vertente de desenvolvimento para Santo Antonio de Jesus.

<<VOLTAR